A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola deseja a todos um feliz 25 de Abril e um bom feriado!
Que os valores e a esperança dessa madrugada de 1974 nunca sejam dados por garantidos, mas objetivos diários a conquistar por cada um de nós e que sejamos capazes de transmitir aos nossos alunos e às gerações vindouras o quão preciosa é a Liberdade de vivermos em democracia! 

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA 2023/2024

TÉCNICO ESPECIALIZADO – HORAS 22
Área de Restaurante/Bar

Lista de Candidatos Admitidos  

Tudo e um Par de Botas - Podcast

Os alunos do 10.º TT estreiam-se no lançamento do PodCast criado nas suas aulas – “TUDO E UM PAR DE BOTAS”.


A primeira temática abordada foi “TURISMO”.

 

Agradecemos a todos os participantes.

 

(clica em baixo para ouvires)

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Novo curso CEF

8º Ano

Restaurante/Bar

Clica no vídeo

CONTRATAÇÃO DE ESCOLA 2023/2024
CONTRATAÇÃO DE PSICÓLOGO
Horário nº 8
Aviso de Abertura – Concurso
(Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho)

LISTA DE CANDIDATOS ADMITIDOS E EXCLUÍDOS  

Lista ordenada dos candidatos

lista final ordenada dos candidatos 

Oferta formativa 2023/2024

1º Seminário Regional sobre a Qualidade do Ensino Profissional

SISTEMA DE QUALIDADE E MELHORIA CONTÍNUA DO ENSINO PROFISSIONAL

ESTAMOS NA FASE DE APLICAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO EQAVET AO CONTEXTO DO ENSINO PROFISSIONAL.

 

Reunião Equipa EQAVET

Teve lugar, no passado dia 21 de janeiro mais uma reunião da equipa EQAVET da escola, que contou igualmente com a presença do Dr. Hugo Caldeira, representante da empresa consultora que tem seguido a EPDRG no processo de alinhamento e implementação deste modelo de garantia da qualidade da EFP. Nesta sessão foi feito o ponto de situação da situação da escola em relação ao processo de alinhamento, tendo sido apreciadas as versões de trabalho dos vários documentos a serem produzidos (documento-base, plano de ação, manual de procedimentos, relatório do operador) e foi discutido o programa do seminário regional de boas práticas em EFP a ser organizado pela escola durante o próximo mês de março, no âmbito deste processo e que se pretende possa ser mais um passo no caminho que culminará no final do mês de março com a submissão do relatório do operador e com a marcação da auditoria de verificação de conformidade. Até lá, muito trabalho ainda tem que ser feito, pelo que, como sempre, contamos com o apoio de toda a comunidade educativa da EPDRG.

A Equipa EQAVET

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Sessão sobre Violência no namoro e violência doméstica

No dia 13 de fevereiro as turmas da escola tomaram uma maior consciência sobre o tema da violência no namoro e violência doméstica. Numa palestra orientada pela Dra. Sandra Benfica, do Movimento Democrático de Mulheres, a convite da CPCJ de Grândola e em parceria com o projeto PES, constatámos que esta problemática está a crescer consideravelmente em Portugal, sobretudo nas camadas etárias cada vez mais jovens. A sensibilização é assim uma importante ferramenta de alerta e prevenção. Não nos esqueçamos que no passado mês de janeiro nove mulheres e uma criança foram vítimas deste problema. Todos nós podemos ter um papel importante na luta contra a violência doméstica.

Concurso "Reduzir a Pegada Ecológica da EPDRG"

A turma do 12º TTAR lançou o Concurso "Reduzir a Pegada Ecológica da EPDRG", apresentando-o a toda a escola, no mês de março passado. O concurso, desenvolvido no âmbito da disciplina de ADR, consistiu na instalação em todas as salas de aula, de pontos de recolha de papel/cartão/revistas/jornais, bem como de tampas e garrafas de plástico. Foi incluída igualmente a recolha de palhinhas, palitos de chupa chupas e pilhas. O objetivo será obter um conjunto de resíduos que possa ser pesado, dando à turma vencedora um prémio simbólico, sempre com o objetivo de promover a consciencialização ambiental.

Recolha de resíduos na EPDR

Durante o segundo trimestre decorreu na escola uma atividade de recolha de resíduos, no âmbito do programa Ecoescolas, centrada na recolha de resíduos plásticos. Aproveitámos também para dar o nosso contributo ao projeto GiveSeaLifeAHand, deixando a mão da EPDR na luta contra o plástico nos oceanos e valorizando a sustentabilidade ambiental, numa atividade que contou com a adesão de todas as turmas e que permitiu a todos dar uma mão na resolução deste flagelo que assola o planeta. A Terra agradece.

Sensibilização ambiental na Herdade da Apaúla

Inserido no projeto Em Raiz`Artes, desenvolvido pela Câmara Municipal de Grândola, a EPDRG desenvolveu uma atividade na Herdade da Apaúla, com uma turma do 9°ano do Agrupamento de escolas de Grândola, que decorreu no dia 26 de março. A ação consistiu num passeio pedestre até à Herdade e na apresentação desta aos alunos visitantes. A turma do 12°TTAR, responsável pela dinamização da atividade aos alunos do ensino básico, preparou um conjunto de desafios sobre a flora, a fauna e as produções agrícolas existentes na Herdade, com o objetivo de dar a conhecer as espécies endógenas e autóctones e sobretudo valorizar, dinamizar e abrir portas ao exterior, com o objetivo de dar a conhecer à comunidade este local como centro de educação ambiental. Afinal este é um espaço muito especial da EPDRG!

Visita de estudo a Vila Viçosa

As turmas do 12° ano da EPDRG realizaram uma visita de estudo a Vila Viçosa, no dia 27 de março. Caminhando pelos cantos e recantos da vila deram voz à poesia intensa de Florbela Espanca culminando numa visita à casa da poetisa. No período da tarde, as turmas dividiram-se. A turma do 12°TPA visitou o Museu Agrícola e Etnográfico, situado na antiga estação da CP, e teve oportunidade de apreciar um espólio riquíssimo de alfaias, utensílios e instrumentos ligados ao mundo rural e agrícola (alguns com mais de 200 anos). As turmas do 12°TT e 12°TTAR visitaram o Palácio Ducal, um edifício com uma fachada monumental revestida a mármore e que serviu de residência real aos últimos reis de Portugal. Mais uma vez a nossa escola articulou os conteúdos lecionados nas diferentes disciplinas, quer teóricas quer práticas, com uma contextualização com experiências reais que permitiu aos alunos dar significado às aprendizagens efetuadas.